Somos uma Rede formada por mulheres da economia solidária em 11 estados do país. A Rede de Economia Solidária e Feminista – RESF é fruto da tecelagem coletiva que iniciou no Projeto Brasil Local, em 2010 (parceria Guayí e SENAES/MT) e foi gestada em julho de 2012, visando a continuidade das ações conjuntas nos 9 estados em que atuávamos.

Através da integração de empreendimentos e do fortalecimento das Redes Locais, almejamos visibilidade e intercâmbio para que se tornem mais fortes na economia, na produção, na comercialização e consumo solidário. Para isso, estamos fortalecendo nossa identidade comum e construindo símbolos e estratégias coletivas. Nosso esforço de capacitação, em andamento, com o assessoramento técnico proposto pela Guayí, com uma metodologia de gestão, nos qualificando para enfrentar os desafios com o aprendizado cole – tivo dos Planos de Desenvolvimento.

Também apostamos nos Conselhos Gestores, como exercício efetivo de autogestão, como espaço onde nos organizamos coletivamente e onde amarramos os “nós” que nos sustentam. Esta caminhada possibilitou nosso encontro e o aprendizado coletivo, fortalecendo nossa identidade de mulheres e nossa ação na economia solidária e feminista, ampliando nossos sonhos e nossa capacidade de realizá-los.

Combinando a inclusão social e produtiva com a luta pela valorização dos cuidados e do trabalho doméstico e reprodutivo, buscamos o bem viver de nossas famílias, comunidades e da sociedade como um todo.